Soluções, novidades, ideias inspiradoras


Acontece em julho...
02 Dia do Bombeiro
10 Dia da Pizza
13 Dia Mundial do Rock
20 Estreia de Valente
26 Dia de beijar e abraçar muito as avós
Como fazer o bebê dormir a noite toda
Se você acha que o seu bebê dorme mal porque herdou os seus genes, está certo apenas em parte. Uma pesquisa realizada com irmãos gêmeos (3.862 crianças no total) de cerca de 15 meses no Reino Unido reforça que o ambiente ao qual o bebê está exposto interfere mais do que a genética tanto à noite quanto nas sonecas diurnas. “Nessa idade, o sistema nervoso da criança e os mecanismos do sono são moldáveis devido à plasticidade cerebral, capacidade que o órgão tem de se adaptar em função das experiências”, explica a pediatra Marcia Pradella-Hallinan, do Instituto do Sono da Unifesp. Para criar bons hábitos de sono, portanto, não tem segredo: rotina é fundamental.
Olesia Bilkei/ shutterstock
CRESCER premia escritores e ilustradores de livros infantis
No final do mês de maio, CRESCER promoveu, pela segunda vez, a entrega do Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, na Editora Globo, com mais de 120 convidados. A cerimônia tinha como objetivo entregar troféus a escritores e ilustradores que criaram os livros da lista exclusiva que a revista publica sempre no mês de junho. Além dos premiados brasileiros, estiveram presentes também editoras e jurados que participam da votação, que ocorre desde 2006. Mas a maior surpresa ficou para o final, quando foi anunciado o homenageado do primeiro Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, entregue ao artista plástico Fernando Vilela pela produção em 2011. Um dos mais importantes escritores e ilustradores da literatura infantojuvenil no Brasil, ele recebeu a homenagem das mãos da trineta de Lobato, Fernanda, de 13 anos. Saiba mais sobre o que rolou na premiação no site CRESCER.
Videogame em vez de remédio
Crianças que sofrem de transtorno de ansiedade muitas vezes precisam fazer tratamento com medicação. Mas já existe uma alternativa para isso em estudo. Psicólogos da Universidade de Tel Aviv, em Israel, criaram um programa de computador que substitui o uso dos remédios nesses casos. Funciona como um jogo: na tela, aparece uma imagem ou palavra ameaçadora e outra neutra. Em seguida, ambas somem e um ponto surge no lugar de uma delas – e a criança tem que clicar nele. Para diminuir a ansiedade, os pesquisadores fazem com que esse ponto apareça mais vezes onde estava a imagem neutra. Isso traria a atenção dela para o estímulo positivo, tirando o foco das coisas ruins que geram ansiedade. E deu resultado: 33% dos pacientes que usaram o programa se curaram! “O computador ainda é uma ferramenta nova e tem muitos bons recursos que precisam ser explorados”, diz Luciana Ruffo, psicóloga do Núcleo de Pesquisas e Informática da PUC-SP.
KidStock/gettyimages
Um estranho no ninho
Um novo estudo, publicado na revista americana Science, parece ter finalmente desvendado o que faz o corpo da mulher aceitar a gravidez em vez de ver o bebê como um organismo invasor: uma parte das membranas que envolve o embrião, conhecida como decídua, desativa as células inflamatórias maternas, responsáveis pela ativação do sistema imunológico e, consequentemente, pela rejeição de tecidos estranhos ao corpo – como no caso de um órgão transplantado ou, por que não?, um bebê em desenvolvimento. Sem essa inflamação, o processo de ataque ao feto não se desencadeia e a gestação segue tranquila. Natureza sábia, não?
Fonte: Abner Lobão Neto, coordenador do pré-natal da Unifesp, e Universidade de Medicina da Universidade de Nova York
“Valentino é paz e amor, ama flores e natureza. Matteo é mais alfa, um líder. Ele diz para o seu irmão o que fazer e o que não fazer” 
Ricky Martin, sobre seus gêmeos, de 3 anos. Como um bom pai, ele percebe bem a personalidade de cada filho
 
Atividades esportivas com os amigos
Uma pesquisa da Universidade Valderbilt, que fica no estado norte-americano de Tennessee, observou que os pequenos são influenciados pelos amigos também na hora de praticar atividades físicas. O estudo foi realizado com 81 crianças de 5 a 12 anos que participaram de um programa esportivo após as aulas. Os cientistas perceberam que tanto os meninos quanto as meninas tendem a se envolver mais nas atividades caso estejam acompanhados pelos amigos – e o contrário também foi comprovado. “A interação com o grupo é importante em qualquer setor da vida e não poderia ser diferente na prática de esportes”, acredita o professor Rômulo Araújo Fernandes, do departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista. “Um amigo pode despertar o interesse para um esporte que talvez o seu filho fosse apenas espectador, além de aumentar as chances dele persistir nas aulas, por exemplo”, completa. Por isso, pode valer a pena matricular seu filho em esportes coletivos, como futebol, basquete, vôlei...
Anatoliy Samara/ shutterstock















ninguém me contou…
...que meu leite iria descer antes do parto
Desde o início da gravidez, a mama se prepara para a amamentação. Ela cresce, fica mais pesada e quente, devido ao aumento de circulação do sangue. Mas isso não quer dizer que você já tenha leite. “Em algumas pessoas, no entanto, cai uma ou outra gotinha, sim. A tendência é a gestante achar que isso significa um acúmulo de leite, mas é algo normal. O importante é não espremer os mamilos, pois pode inflamá-los ou até infeccionar as mamas”, diz Antonio Fernandes Lages, do Comitê de Aleitamento da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Para surpresa das grávidas, o fenômeno pode acontecer a qualquer momento da gestação, mas principalmente a partir do sétimo mês. Caso o leite desça em grandes quantidades ou você sinta muitas dores (um pouco é natural), procure o seu obstetra.

Arunas Klupsas/gettyimages
5 dicas para evitar que o bebê chore no avião
Um bebê irritado durante um voo é o pior jeito de começar ou terminar as férias – principalmente se ele for seu filho. Veja como evitar caras feias dos passageiros ao redor:
• Se possível, escolha horários de voos que não afetem tanto a rotina do bebê.
• Antes de embarcar, confira o check-list: a fralda está limpa? A criança está com fome? A roupa é confortável?
• Leve na bagagem de mão tudo o que pode precisar durante o trajeto: leite (se for o caso), comidinhas, roupas extras (inclusive para você!), manta, brinquedos...
• Na subida e na descida da aeronave, ofereça o peito, a mamadeira ou a chupeta para o seu filho. Estimular a sucção dele ajuda a prevenir dores no ouvido.
• O pequeno abriu o berreiro? Nesse caso, mantenha a calma e tente distraí-lo. Se não funcionar (e não estiverem em área de turbulência), caminhe com a criança até a área onde ficam os comissários e espere ela se acalmar ali.
Fonte: Renata Mazzotti, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Catarina (SP)
você viu no nosso site antes
Turismo com cara de criança
Quando você programa uma viagem que não é necessariamente focada nas crianças – como aquelas que envolvem resorts, parques de diversões etc. – pode ter dúvidas se seu filho irá mesmo curti-la. Mas até os destinos considerados “superadultos” podem ser incríveis para as crianças, sim – basta dar a elas o que mais gostam: curiosidades e informações divertidas sobre as cidades. Os livros da série Proibido para Adultos (Ed. Globo Livros, R$ 34,90 cada), da linha de guias de viagens Lonely Planet, são uma boa ajuda para os pais. São quatro títulos: Londres, Paris, Roma e Nova York, todos com o subtítulo “tudo o que você sempre quis saber”. Em vez de dicas de lugares legais para levar as crianças nessas cidades, o livro conta, por exemplo, as origens de lendas como a pontualidade britânica, curiosidades de Harry Potter e quanto mede a London Eye em girafas empilhadas. O livro que fala sobre a capital italiana explica como a lenda de Rômulo e Remo deu nome à cidade, traz uma página com as roupas das freiras e o que cada uma significa e mostra por que há tantos gatos por ali. Embora os livros digam no nome que é proibido para gente já crescida, com certeza muitos pais vão aproveitar suas dicas – além de rir muito das histórias tanto quanto (ou mais que!) os filhos.
Higiene nos hotéis
Um levantamento feito com um grupo de hotéis nos Estados Unidos mostrou que o controle remoto e o interruptor do abajur são as áreas mais contaminadas dos quartos, perdendo apenas para os banheiros. Mas é claro que a constatação não vai arruinar a sua viagem. Só não se esqueça de reforçar o hábito de lavar as mãos das crianças com frequência durante as férias.
Fonte: Universidade de Houston
Contra a birra, carinho
A educadora norte-americana Elizabeth Pantley, mãe de quatro filhos, acredita que o melhor jeito de incentivar um bom comportamento entre as crianças dentro e fora de casa é sendo gentil com elas. Tudo bem, nem sempre é fácil. Mas veja como a autora do recém-lançado Soluções para Disciplina sem Choro (Ed. M.Books, R$ 59) sugere que você reaja – ou não! – diante dos dilemas que costumam tirar os pais do sério. Se você costuma falar as frases abaixo, atenção:
• “Tenho de repetir 100 vezes a mesma coisa” Os seres humanos não foram criados para aprender as coisas na primeira lição. Isso é verdade para crianças e adultos. Mas é possível aumentar as chances de seu filho assimilar as regras mantendo-as simples e sendo consistente em sua aplicação.
• “Meu filho se comporta mal para me irritar” A verdade é que não tem nada a ver com você. A questão é que seu filho quer fazer algo e, no momento em que é impedido (normalmente pelos pais), se vira contra o “carrasco”. Simples assim.
• “Se eu não berrar, ninguém me escuta” Alguns pais levam a disciplina a sério apenas quando estão zangados. Se o seu filho não prestou atenção da primeira vez, talvez você não tenha sido claro o suficiente. Em vez de um comentário vago (“Você está me atrapalhando”), ofereça uma solução viável (“Vá brincar lá fora”).
Tatjana Alvegard/ gettyimages
Enquanto isso, no Twitter...
A top Gisele Bündchen e a atriz Reese Whiterspoon já foram fotografadas com uma barriguinha despontando, mas não confirmam a gravidez. Quando você contou aos amigos e à família que estava esperando um filho?
@kiccarj Na primeira gestação, contei logo que deu positivo. Mas não vingou. Na segunda, esperei até o segundo ultrassom.
@marcisiane Confirmei o resultado positivo em um sábado e, na tarde do mesmo dia, viajei para a cidade da minha mãe para contar!
@bagagemdemae Só depois de 12 semanas! Gato escaldado tem medo de água fria! ;-)
Tâmaras para o parto normal
Quer aumentar suas chances de não fazer uma cesariana? Coma tâmaras! É o que sugere um estudo publicado no Jornal de Obstetrícia e Ginecologia norte-americano. As mães que comiam a fruta diariamente (seis delas, para ser mais exato) chegavam à maternidade com mais dilatação e tinham menos chance do parto ser induzido por medicamentos. Os cientistas que fizeram a pesquisa acreditam que a fruta seca, que é rica em fibras, cálcio e potássio, imita o efeito da ocitocina (hormônio que favorece as contrações e que em alguns casos pode ser usado para acelerar o trabalho de parto). Mas, se você não gosta de tâmaras ou está difícil encontrá-la na sua cidade, faça a substituição por outra fruta seca, como ameixa, uva-passa, figo ou damasco, já que todas elas contêm propriedades parecidas, de acordo com a nutricionista Bruna Petrungaro, do Comer e Viver Consultoria Nutricional (SP).
Agora elas vão falar
Você está pronto para ouvir o que seus filhos têm a dizer sobre o que acontece no mundo? O jornalista e colunista da CRESCER Marcelo Tas está preparado e muito ansioso! Ele vai apresentar Conversa de Gente Grande, programa da Band com estreia prevista para o dia 15 e que vai ao ar todos os domingos, às 20 horas. O talk show é uma adaptação do argentino Agrandadytos em parceria com a produtora Eyeworks Brasil, criadora do CQC. Ele será praticamente comandado por crianças de 3 a 11 anos, que se alternam no papel de entrevistadas e entrevistadoras. Além de conversar com Tas sobre assuntos de gente grande, elas também fazem as perguntas mais irreverentes a políticos, atores, jogadores de futebol e celebridades. Em entrevista à repórter Fernanda Carpegiani, o apresentador contou o que esperar do programa.
CRESCER: As crianças vão participar da escolha dos temas do programa?
Marcelo tas: Sim! A chave é mostrar o mundo sob a ótica das crianças. Elas vão sugerir os temas e também ajudar a entendê-los e comunicá-los.
C.: O que você acha que é mais interessante na forma que elas veem o mundo?
M.T.: As crianças têm o olhar livre, sem os filtros, os preconceitos e as travas que vamos adquirindo com o passar dos anos. A sinceridade delas é surpreendente. Às vezes doce, às vezes cruel. Mas sempre faz muito bem à saúde mental ouvir com o coração aberto o que elas têm a dizer.
C.: Quem você acha que vai gostar mais do programa: adultos ou crianças?
M.T.: A grande atração do Conversa é a sinceridade, o humor e a espontaneidade infantil. Creio que todos, em diferentes camadas, vão curti-lo. Estou louco para ver na prática a resposta para esta pergunta: vai pegar mais as crianças ou os pais delas? Ou os dois juntos?
C.: Como é para você voltar a falar com o público infantil na TV?
M.T.: O público infantil é o mais desafiador e com quem eu mais amo trabalhar e me comunicar. Me sinto abençoado novamente, agora pela quarta vez. Obrigado, obrigado, obrigado e obrigado, Papai do Céu!!!
   Divulgação
Tas com parte das crianças do programa Conversa de Gente Grande


Nenhum comentário:

Postar um comentário