Um bosque de cogumelos


Se você está sem ideias diferentes para o próximo aniversário do seu filho, saiba que deixar essa decisão para outra pessoa pode dar supercerto. Foi o que aconteceu com a Daniela Sampaio. Quando chegou o momento de comemorar um ano de sua filha Marina, ela ainda não tinha pensado em um tema muito específico. Só sabia que queria fazer a festa na sua casa e para poucas pessoas. Nas conversas com Renata Fongaro, da Bendita Festinha (SP), elas combinaram de realizar tudo no jardim da casa, com elementos da natureza misturados aos contos de fada. Assim foi criado o bosque encantado da Nina, com muitos cogumelos e sapos de isopor forrados de tecido. Na mesa do bolo, os docinhos eram brigadeiros decorados com enfeites de cogumelo e colocados em forminhas temáticas. Os cogumelos brancos e marrons das tábuas de doces eram feitos de chocolate e podiam ser comidos. Para as crianças brincarem à vontade, Renata espalhou toalhas no chão (1). No fim, os convidados levavam para casa as lembrancinhas compostas de conjuntos de lápis para colorir e saquinhos de balas de goma. Já os adultos ganharam sachês em forma de cogumelo para colocar na porta do armário (2). Sucesso!
Constance Zahn

   Divulgação
Tramezino Prosciutto e Formaggio
De doces a salgados
Atenção, mães prendadas: para o próximo bolo do seu filho, inspire-se no livro Doce Brasil Bem Bolado (Editoras Boccato e Gaia, R$ 89), das chefs Morena Leite e Otávia Sommavilla. O título traz 32 receitas com ingredientes tipicamente brasileiros, como goiaba, aipim e caju. Há sugestões simples, como o Bolo Futebol (feito de chocolate), e mais sofisticadas, feito o Bolo Chita, que tem hibisco na massa e no recheio. Agora, se você não tem tempo nem habilidade para cozinha, invista nos minissanduíches da Tramezino, que tem lojas em São Paulo e abre em breve Rio de Janeiro. Com 12 opções de recheio, como o tradicional de presunto e queijo, eles são montados em círculos de pão de fôrma no tamanho ideal para as crianças e custam a partir de R$ 1,60 a unidade. Dá para fazer o pedido com apenas 24 horas de antecedência.
   Reprodução
Aniversário nas férias
Quem tem filho nascido em julho, dezembro ou janeiro precisa pensar em um item a mais nas festas: se os convidados vão estar na cidade para comparecer. A questão fica um pouco mais complicada depois que eles entram na escola. Afinal, comemoração sem os amigos não é tão gostosa. Maria Mazzucchelli, da Parangolé Festas (SP), sabe bem o que é isso, já que sua Flora, 7 anos, nasceu bem no comecinho de julho. “Acabo fazendo duas festas menores: uma para os colegas, que costuma ser antes de acabarem as aulas, e outra só para a família com bolo e brigadeiro, pois acho que precisa ter comemoração no dia”, conta. Outra dica é convidar os amigos mais íntimos para um parque de diversões, uma viagem ou passeio diferente antes ou depois das férias.
Comemoração mais “verde”
A Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, terminou há pouco e uma série de ações para cuidar do planeta foi planejada. Ninguém sabe se sairá do papel, a maioria depende da boa vontade dos governos, mas a gente pode fazer a nossa parte. E, quando se trata das festas infantis, é quase uma corrida de obstáculos driblar o excesso, o desperdício e a quantidade de plástico! Das bexigas até os copos descartáveis, como fazer a substituição? Aqui, algumas ideias:
Veja tudo o que tem em casa que sobrou dos aniversários anteriores antes de ir às compras. Você vai se supreender! Invente uma festa das cores, ou dos personagens da Disney, por exemplo. Assim, dá para misturar tudo.
• Opte pelos pratos e copos biodegradáveis, eles estão à venda até pela internet e não custam fortunas. Se a comemoração for para poucos convidados, invista em copos de plástico rígido, que as crianças podem personalizar com adesivos e levar para casa depois, e elimine os descartáveis.
• Se combinar com a sua festa, sirva bolos já cortados, que podem ser consumidos com as mãos (e guardanapos, claro!), sem pratos nem talheres. Se for bolo gelado, envolva-o no papel-alumínio, que pode ser reciclado.
• As bexigas não podem faltar, mas ainda não há balões ecologicamente corretos. Então, em vez de decorar o fundo da mesa com dezenas deles, que tal usar fitas ou bandeirinhas e deixar as bexigas só para alguns cantos?
• Para facilitar a separação do lixo pós-aniversário, espalhe latas para recicláveis e outras para orgânicos no salão. Use duas cores para as crianças não se confundirem e... boa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário